A prestação de serviços pela Bridge desde o início poderia ser resumida usando o estilo da redação científica:
Os serviços prestados pela Bridge™ têm uma justa relação custo-benefício
Resumo
Introdução: Correções ortográficas e gramaticais são necessárias em manuscritos científicos para remover falhas causadas por pressa e/ou cansaço. Porém, tais correções são insuficientes se as publicações crescentes sobre qualidade da redação científica forem também consideradas. Nosso objetivo foi ajudar jovens autores acadêmicos a melhorar a qualidade da redação em seus manuscritos antes de submetê-los a revistas internacionais.
Métodos: Além de corrigir erros, temos editado tais manuscritos para facilitar sua leitura ao público-alvo. Para evitar possíveis alterações em seus conteúdo, a edição tem sido feita na forma de sugestões, incluindo redução no número e extensão das palavras, indicação de termos mais específicos, evitando excesso de informação, otimizando a apresentação dos resultados etc.
Resultados: O número médio de sugestões dadas aos nossos clientes (~70) corresponde a uma sugestão a cada 3-4 linhas (normalizada para manuscritos de 3000 palavras; ~240 linhas). O número médio de sugestões aceitas por eles (~60) corresponde a uma edição a cada 4-5 linhas.
Discussão: A aceitação da maioria de nossas sugestões (85±15%) mostra que nossos clientes consideram as correções usuais insuficientes para melhorar a qualidade da redação em seus manuscritos. Em um cenário de produção acadêmica média de um manuscrito por ano, os orientadores se sentiriam mais confortáveis se seus estudantes pudessem participar em treinamentos de redação científica antes de redigir seus manuscritos. Espera-se que as reitorias brasileiras viabilizem oficinas regulares para apoiar esses alunos.
Conclusão: Nossos serviços contribuem para uma melhor qualidade da redação em manuscritos científicos preservando a imagem acadêmica dos autores com uma justa relação custo-benefício.
Palavras-chave: redação científica; qualidade da redação; clareza; concisão; treinamento; condicionamento.
The services provided by Bridge™ have a fair cost-benefit ratio
Abstract
Introduction: Spelling and grammatical corrections in scientific manuscripts are necessary to remove faults caused by hurry and/or fatigue. However, such corrections are insufficient if the growing publications on the quality of scientific writing are also considered. Our aim was to help young academic authors improve the quality of writing in their manuscripts before submitting them to international journals.
Methods: In addition to correcting errors, we have edited such manuscripts to facilitate their reading for the target audience. To avoid possible changes in their contents, editing has been done in the form of suggestions, including reduction in the number and length of words, indication of more specific terms, avoiding excess information, optimizing the presentation of results, etc.
Results: The mean number of suggestions given to our clients (~70) corresponds to one suggestion every 3-4 lines (normalized for 3000-word manuscripts; ~240 lines). The mean number of suggestions accepted by them (~60) corresponds to one edit every 4-5 lines.
Discussion: The acceptance of most of our suggestions (85±15%) shows that our clients consider the usual corrections insufficient to improve the writing quality in their manuscripts. In a scenario of average academic production of one manuscript per year, supervisors would feel more comfortable if their students could participate in scientific writing training before writing their manuscripts. Brazilian rectories are expected to facilitate regular workshops to support these students.
Conclusion: Our services contribute to a better quality of writing in scientific manuscripts, preserving the authors’ academic image with a fair cost-benefit ratio.
Keywords: scientific writing; writing quality; clarity; concision; training; conditioning.